Organizar-se para uma consulta médica com algumas medidas simples aumenta a qualidade do atendimento e melhores resultados para o paciente.
1. Organize seus exames.
Coloque todos os exames pertinentes em ordem cronológica, priorizando os mais recentes primeiro. Retire-os dos envelopes e coloque-os todos juntos em uma pasta.
A melhor forma de se fazer isso é colocando exames laboratoriais e laudos de imagem ou biópsias em uma mesma pasta, separados por grupos através de clipes. Além da facilitarem a análise, permite ao médico uma visão global de todos os exames realizados.
2. Traga uma lista com os remédios em uso.
Inclua os nomes da molécula e não apenas os nomes comerciais. Coloque a quantidade e frequência com que são tomados.
Considerando a quantidade enorme de medicamentos disponíveis e as variações inúmeras entre as moléculas ativas na indústria farmacêuticas, a melhor forma de se evitar confusões medicamentosas é através do agente ativo também conhecido como "molécula".
3. Faça uma anotação com suas principais dúvidas.
Enumere os sintomas que precisam ser comunicados e as questões que você gostaria de esclarecer.
Nada mais comum durante a consulta do que se esquecer justamente aquela dúvida que estava angustiando a semana inteira e na hora não há nada que faça lembrar, ou pior, a recordação só surge depois de ir embora.
4. Leve um acompanhante.
É comum esquecermos pontos importantes do que foi orientado, um acompanhante ajudará a reforçar as informações passadas.
"Duas cabeças pensam melhor do que uma", chame alguém de sua confiança para prestar atenção em informações relevantes que podem passar despercebidas. Se você pretende ser submetido à procedimentos cirúrgicos uma companhia ajuda a esclarecer dúvidas comuns, além de estar a par dos detalhes quando estiver acompanhando no dia da cirurgia.
5. Organize-se antes de sair para a consulta.
Quase um terço dos pacientes esquecem algum exame ou informação que pode ser importante para a consulta.
Antes de sair de casa verifique se está com todos os exames, receitas e anotações em mãos. Não esqueça dos documentos pessoais e do convênio.
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